Bela Comparação Entre Uma Imagem Telescópica e Uma Imagem da LRO Sobre Uma Mesma Feição Lunar

Talvez esse estranho canal de cadeia a cadeia a oeste do Straight Range pareça familiar. Ele pode ser notado em imagens amadoras e pode ser traçado com maior precisão em imagens de sondas lunares como a Lunar Orbiter IV. Essa imagem acima é uma nova imagem feita por um astrônomo amador estudioso da Lua e é considerada uma das melhores apresentações desse canal já vista em imagens feitas por telescópios, a sua qualidade pode ser comparada a uma imagem de alta resolução feita pela sonda LRO que é mostrada em destaque na porção direita da imagem, incluindo a extensão além da cadeia mais ao sul. A estranha cratera rasa próximo a parte central inferior da imagem é questão de muito debate entre os cientistas lunares como sendo possivelmente a continuação do canal como um tubo de lava não consolidado. Se começarmos a analisar em detalhe a imagem acima é possível notar faixas sinuosas largas que poderiam ser a continuação do canal ao sul da cratera rasa. Porém se buscarmos essa feição na imagem da sonda LRO, lá não existe nenhuma pista para essa interpretação. Porém, para aqueles que analisam imagens telescópicas da Lua, sempre vem a lembrança do de Krieger no início dos anos de 1900 analisar grãos da chapa fotográfica como sendo feições reais da Lua, por esse motivo deve se ter calma antes de se tirar conclusões definitivas sobre as feições observadas nas imagens telescópicas.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/March+26%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.