Auroras Sobre a Islândia

Se você um dia tiver a oportunidade de ver um céu como esse, não perca tempo e fotografe. Três noites atrás na Islândia, um fotógrafo aventureiro teve a chance de ver um céu repleto de auroras e fez exatamente isso. Depois de todo o trabalho de fazer as fotos, elas foram processadas, ou melhor dizendo, foram somadas cinco fotos menores e assim uma imagem de todo o céu num panorama de 180 graus foi recriado. A sessão de fotos foi feita na geleira Vatnajökull. As auroras nascem a partir de partículas energéticas do Sol que se chocam com o ambiente magnético existente ao redor da Terra. As partículas energéticas resultantes desse encontro, como os elétrons e os prótons caem como uma chuva perto dos polos da Terra se chocando com o ar. As moléculas do ar que por sua vez recebem esse choque obtêm elétrons excitados, e quando os elétrons nas moléculas de oxigênio voltam ao seu estado de origem, elas emitem uma luz verde. As auroras porém se apresentam de diferentes cores e formas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120321.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.