Aurora Boreal É Fotografada Em Point Barrow no Alasca

A foto acima mostra uma brilhante aurora verde dominando o céu noturno sobre Point Barrow no Alaska e foi ali observada no dia 9 de Março de 2012, com a câmera do fotógrafo apontada para nordeste. Essa foto foi feita durante o projeto chamado de BRomine, Ozone, and Mercury Experiment (BROMEX). Tempestades solares intensas, os chamados flares solares, na primeira semana do mês de Março de 2012 serviram como ignição para essas belas luzes do norte. Partículas de alta velocidade (vento solar) geradas pelas flares solares, são guiadas ao longo das linhas do campo magnético enquanto se aproximam da Terra. Essas partículas excitam elétrons primariamente localizados nos átomos de oxigênio e nitrogênio localizados na atmosfera superior acima dos polos da Terra. O oxigênio emite radiação mais fortemente na porção verde (530 nanômetros) do espectro eletromagnético. Nesse caso, devido a cor da aurora pode-se concluir que os átomos de oxigênio é que foram na sua maioria excitados. Além da aurora, na imagem acima, é possível ver a Lua nascendo sobre o mar gelado do Oceano Ártico.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/aurora-borealis-from-barrow-alaska.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.