fbpx

Atualizando as Atividades da ISS – 2 de Janeiro de 2013

observatory_150105Outra seção nova que pretendo gerar no blog nesse ano que se inicia é a transcrição das atividades realizadas na ISS diariamente e publicadas no canal da NASA do youtube. Assim, poderemos acompanhar o que acontece no laboratório espacial mais avançado da Terra.

A Estação Espacial Internacional (ISS) começa o ano de 2013 com a Expedição 34 a bordo e que está gastando esse período de férias com foco em experimentos científicos e com tempo para observar e avançar o nosso entendimento de como viver no planeta Terra.

Na segunda-feira, o comandante da Expedição 34, Kevin Ford começou o dia recolhendo algumas amostras de sangue. Esse tipo de exame é comum de ser realizado na ISS, onde amostras sanguíneas são adquiridas para estudos posteriores. Entre esses estudos está a investigação de como a vida na microgravidade afeta os processos biológicos do corpo humano. O comandante Ford também atuou como oficial médico juntamente com o engenheiro de voo Chris Hadfield na avaliação periódica física, definindo os melhores exercícios para  manter a forma física evitando também a atrofia muscular. Ford passou a tarde trabalhando no experimento de fluxo capilar, que na verdade é uma pesquisa física sobre como os fluidos se comportam na ausência de gravidade.

Os engenheiros de voo russos Evgeny Tarelkin e Roman Romanenko trabalharam no experimento singer que é uma pesquisa russa desenvolvida para ajudar a pescaria comercial a encontrar as regiões mais produtivas de peixes. Eles passaram o resto do dia mantendo e arrumando o segmento russo da ISS.

O engenheiro de voo Thomas Marshburn passou o tempo fazendo exames através de um ultrassom e de um experimento cardiovascular integrado que é usado para quantificar o grau de atrofia do músculo cardíaco tentando identificar a causa dessa atrofia, visando o desenvolvimento de medidas que serão usadas para prolongar a permanência no espaço e aumentar a duração dos voos. Depois ele passou o dia limpando parte da ISS.

Todos os seis membros da ISS tiveram o dia  1 de Janeiro  de folga para curtirem a passagem do ano no espaço.

Hoje pela manhã o comandante Ford passou parte do tempo trabalhando no Laboratório Destiny preparando o robonauta para continuar o seu processo de avaliação que estão sendo desenvolvidos para gerar novas capacidades robóticas, principalmente no que diz respeito à manipulação de mecanismos. A esperança é que em pouco tempo o robonauta possa ajudar a tripulação interagindo de verdade com seus tripulantes e auxiliando em determinadas atividades.

Os engenheiros de voo Evgeny Tarelkin e Oleg Novitskiy passaram parte do dia em serviços rotineiros de manutenção, e depois passaram para o experimento bar onde eles estão testando princípios e métodos que serão usados em futuras construções.

O engenheiro de voo Roman Romanenko também passou parte do seu dia de hoje em atividades rotineiras de manutenção.

Os demais tripulantes Chris Hadfield e Thomas Marshburn passaram parte do tempo analisando dados de como é viver em ambientes confinados, além de passar parte do tempo trabalhando em projetos para ajudar as pessoas a se conectarem com o que está ocorrendo no espaço. Hadfield gravou um podcast sobre como é a vida no espaço. Marshburn realizou entrevistas com duas estações de TV de sua terra natal, Carolina do Norte.

Os tripulantes russos foram designados para realizar eventos de entrevista similares na próxima quinta-feira.

No mais a vida segue tranquila no interior da ISS.

alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo