fbpx

Atualizando a Atividade Solar: Explosão Lenta Gera Flare de Classe M-1.7

Os complexos de manchas solares conhecidos como regiões ativas AR1520-1521 entrou novamente em erupção no dia 17 de Julho de 2012 produzindo uma flare solar de Classe M-1 que se desdobrou por um longo período de horas. Erupções lentas como essa normalmente produzem CMEs (Ejeções de Massa Coronal) e essa não foi uma exceção. Na figura animada acima é possível ver a massiva e brilhante explosão registrada pela sonda Solar and Heliospheric Observatory.

De acordo com a previsão preparada pelo analista do Goddard Space Weather Laboratory, a CME atingirá Vênus no dia 19 de Julho de 212 e poderá atingir a Terra no dia 20 de Julho de 2012. O impacto dessa nova onda de partículas carregadas pode energizar novamente, mas não rivalizar com as espetaculares auroras registradas entre 14 e 16 de Julho de 2012 tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul da Terra.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=0xoKGtHg3Hc&feature=g-all-u

Fonte:

http://www.spaceweather.com/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .