fbpx

Atualizações Sobre As Atividades do Rover Curiosity Em Marte

O rover Curiosity da NASA está no seu dia 2949 de atividade em Marte, ou como chamamos, Sol 2949.

O rover está examinando os fenômenos atmosféricos ao redor, sentindo a brisa marciana. Estamos perto da estações das tempestades de poeira, então o rover fica um pouco mais atento ao que está acontecendo na atmosfera do Planeta Vermelho. Entre as atividades, o rover deve usar as câmeras Navcam e Mastcam para observar a opacidade atmosférica do planeta.

O Curiosity pode trabalhar no meio de tempestades pois ele não usa painéis solares, ou seja, não tem muito impacto nas suas atividades, o que vai acontecer é um aumento na atividade da poeira. O Curiosity também está atento para detectar os dust devils, ou redemoinhos de poeira no interior da Cratera Gale.

Do lado geológico, o Curiosity irá realizar uma medida do alvo conhecido como Giova, uma rocha do embasamento marciano usando para isso o Alpha Particle X-Ray Spectrometer, ou APXS.

A Chemistry and Camera, ou ChemCam irá observar o mesmo alvo e então poderá adicionar o Giova ao seu portfólio de rochas do embasamento observadas em Marte, junto com o Green Blett e o Gribun.

A equipe do Curiosity resolveu focar em rochas do embasamento, pois o rover está caminhando novamente em Marte e os cientistas esperam ver mudanças na química do embasamento enquanto o Curiosity se movimenta.

A MastCam está muito ocupada esses dias, fazendo imagens de muitos afloramentos em detalhe, além de estar fazendo uma imagem maior do local de trabalho do Curiosity atualmente.

E para delírio dos mineralogistas, o Curioisty está realizando um estudo com imagens multiespectrais do alvo Giova, isso será feito depois das atividades realizadas com o Dust Removal Tool, com o DRT e com o APXS. Depois de fazer muitas imagens e coletar muitos dados da atmosfera, geoquímica e de imagens para a sedimentologia, o Curiosity pega a estrada novamente, rolando pela bela paisagem de afloramentos, onde cada camada, cada pedaço de rocha nos conta um pouco mais da história da Cratera Gale, e do próprio planeta Marte.

Fonte:

[http://www.leonarddavid.com/curiosity-mars-rover-dust-storm-season/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .