Atlantis Se Despede Passando Sobre O Famoso Rádio Telescópio de Parkes, na Austrália

O rádio telescópio Parkes de 64 metros é conhecido por sua contribuição para a história humana no espaço, famoso por ter apoiado as transmissões televisas para todos os cantos da Terra durante o voo da Apollo 11. O enorme e guiado prato flutua no primeiro plano dessa paisagem conseguida no começo da noite. Acima do prato está o céu estrelado da região de New South Wales da Austrália o que inclui as constelações famosas do sul como a Vela, a Puppis, e Hydra juntamente com um sinal que nunca mais será visto novamente. Ainda brilhando à luz do Sol e vagando da direita para a esquerda um pouco abaixo da cabine de foco do rádio telescópio está o rastro do Ônibus Espacial Atlantis, pouco depois de ter se desacoplado da Estação Espacial Internacional pela última vez. A estação espacial segue seu arco da parte inferior esquerda da foto aproximadamente 2 minutos atrás do Atlantis na baixa órbita da Terra. O Atlantis pousou pela última vez hoje, dia 21 de Julho de 2011, às 6:57 da manhã, hora de Brasília no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110721.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.