As Montanhas Celestiais

A cadeia de montanhas Tien Shan é uma das maiores e mais contínuas cadeias de montanhas da Terra, se estendendo por aproximadamente 2500 quilômetros cruzando de leste a oeste a Ásia central. Essa imagem foi feita pela tripulação da Expedição 27 que viaja a bordo da Estação Espacial Internacional e mostra uma vista da região central da Tien Shan a aproximadamente 64 quilômetros a leste de onde as fronteiras da China, do Quirguistão e do Casaquistão se encontram.

O soerguimento da Tien Shan, que significa Montanha Celestial em Chinês, como os Himalaias ao sul resultou da colisão entre as placas tectônicas da Eurásia e da Índia. A topografia rugosa da cadeia é o resultado da erosão subsequente feita pela água, vento e nas partes mais altas da cadeia por geleiras ativas.

Dois picos altos da parte central da Tien Shan, são identificados nessa imagem. O Xuelian Feng que tem seu cume a 6527 metros de altura e a leste o chamado Pico 6231 que tem seu cume a uma altura de 6231 metros acima do nível do mar.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1908.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.