As Milhões de Estrelas de Omega Centauro

N5139-2_cedic950


observatory_150105O aglomerado globular estelar de Omega Centauro, também conhecido como NGC 5139, está localizado a cerca de 15000 anos-luz de distância da Terra. O aglomerado é na verdade um pacote com cerca de 10 milhões de estrelas muito mais velhas que o Sol dentro de um volume com 150 anos-luz de diâmetro, ele é o maior e mais brilhante do 200 aglomerado globulares estelares conhecidos que vagam pelo halo da nossa Via Láctea. Apesar da maioria dos aglomerados estelares consistirem de estrelas com a mesma idade e composição, o enigmático Omega Centauro, exibe a presença de diferentes populações estelares com uma variação tanto na idade como na abundância de elementos químicos. De fato, o Omega Centauro, pode ser a parte que restou de uma pequena galáxia que se fundiu com a Via Láctea. Essa imagem astronomicamente nítida e colorida do clássico aglomerado estelar globular foi registrada em Março de 2014, sob os céus chilenos em Hacienda Los Andes.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140529.html


alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.