fbpx

As Luzes do Ártico Voltaram

luzes_artico_01

observatory_150177Não teve nenhuma tempestade geomagnética na última noite, mas ao redor do Círculo Ártico não é necessário ter uma tempestade geomagnética para que auroras sejam produzidas. Na noite passada, o fotógrafo Mike Theiss, estava viajando pela Dempster Highway um pouco ao norte da Planície Eagle no Canadá, quando o céu de repente explodiu em cores. A placa mostrada em primeiro plano na imagem mostra a latitude do Círculo Ártico.

luzes_artico_02

Segundo Mike, ele ficou insano quando viu as luzes dançando no céu por mais de três horas. Ele nunca havia visto nada igual.

luzes_artico_03

Mike estava localizado abaixo da chamada oval de auroras da Terra, uma região de luz que circula o Polo Norte, aonde as auroras vem e vão mesmo quando as tempestades geomagnéticas não estão presentes. Aparições como essa podem aparecer em qualquer noite de inverno perto do polo norte da Terra. Devido a isso se pode todos os dias, ou melhor todas as noites se ter a expectativa de se observar auroras como essas, mesmo com a agência NOAA estimando em 5% a chance de uma tempestade geomagnética.

luzes_artico_04

Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape146

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo