As Listras de Tigre em Encélado

tigerstripes

observatory_1501054A imagem acima de alta resolução foi feita pela sonda Cassini e mostra a lua de Saturno, Encélado durante um sobrevoo. Estaria um oceano submerso aparecendo através das chamadas listras de tigre (em coloração azul falsa) na lua Encélado de Saturno? As longas feições chamadas de listras de tigre são conhecidas por expelir gelo do interior congelado da lua no espaço, criando uma nuvem de finas partículas de gelo sobre o polo sul da lua e criando também o misterioso anel-E de Saturno.

O porque de Encélado ainda permanecer ativo é um mistério, já que sua lua vizinha Mimas, com mais ou menos o mesmo tamanho, aparece calma e morta. Uma análise da poeira capturada pela sonda Cassini encontrou evidências de sódio, o que é esperado de se encontrar em profundos oceanos salgados. Essa pesquisa é particularmente interessante já que a presença de um oceano desses seria um excelente candidato para se encontrar vida. Contudo, recentes observações realizadas da Terra do gelo ejetado por Encélado no Anel-E de Saturno não mostraram nenhuma evidência do sódio esperado.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=7055

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.