O vulcão Calbuco no sul do Chile entrou em erupção violentamente em duas ondas começando na quarta-feira, dia 22 de Abril de 2015 à tarde, enviando uma nuvem de cinzas para a estratosfera. A erupção, que não foi antecipada pelos cientistas ou pelas autoridades do governa, foi a primeira erupção do vulcão desde 1972.
Durante a noite, o vulcão gerou fantásticos raios. À medida que a cinza e os outros materiais ganham altura, as partículas se misturam nos estados líquido e sólido, gerando assim cargas elétricas muito parecidas com aquelas geradas em tempestades.
As tempestades associadas com as erupções vulcânicas, como essas, são geradas por nuvens conhecidas como pirocumulonimbus.
A erupção causou restrições em voos na vizinha Argentina, já que a cinza vulcânica pode ser perigosa para os motores a turbo dos aviões. A cinza vulcânica tem também caído em áreas próximas ao vulcão, cobrindo o solo com uma camada cinzenta.
O vulcão emitiu duas grandes explosões, com uma segunda acontecendo no começo da quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015. As autoridades temem que a erupção possa contaminar os suprimentos de água próximos, bem como agravar os problemas e as doenças respiratórias.
As autoridades já evacuaram 4000 pessoas e fecharam os acessos à área ao redor do vulcão, que fica perto das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt, a cerca de 1000 quilômetros ao sul de Santiado. Nenhum ferido foi relatado até o momento, mas um escalador de montanhas se encontra desaparecido.
A presidente chilena Michell Bachelet declarou estado de emergência, e espera visitar a área atingida ainda nessa quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015.
Fonte:
http://mashable.com/2015/04/23/chile-volcano-eruption-photos/?utm_cid=mash-com-fb-main-link