fbpx

As Imagens Espetaculares Da Erupção do Vulcão Calbuco no Chile

CHILE-VOLCANO-CABULCO

O vulcão Calbuco no sul do Chile entrou em erupção violentamente em duas ondas começando na quarta-feira, dia 22 de Abril de 2015 à tarde, enviando uma nuvem de cinzas para a estratosfera. A erupção, que não foi antecipada pelos cientistas ou pelas autoridades do governa, foi a primeira erupção do vulcão desde 1972.

Durante a noite, o vulcão gerou fantásticos raios. À medida que a cinza e os outros materiais ganham altura, as partículas se misturam nos estados líquido e sólido, gerando assim cargas elétricas muito parecidas com aquelas geradas em tempestades.

APTOPIX Chile Volcano Erupts

As tempestades associadas com as erupções vulcânicas, como essas, são geradas por nuvens conhecidas como pirocumulonimbus.

A erupção causou restrições em voos na vizinha Argentina, já que a cinza vulcânica pode ser perigosa para os motores a turbo dos aviões. A cinza vulcânica tem também caído em áreas próximas ao vulcão, cobrindo o solo com uma camada cinzenta.

CHILE-VOLCANO-CABULCO

O vulcão emitiu duas grandes explosões, com uma segunda acontecendo no começo da quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015. As autoridades temem que a erupção possa contaminar os suprimentos de água próximos, bem como agravar os problemas e as doenças respiratórias.

Eruption of Chilean Calbuco volcano

As autoridades já evacuaram 4000 pessoas e fecharam os acessos à área ao redor do vulcão, que fica perto das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt, a cerca de 1000 quilômetros ao sul de Santiado. Nenhum ferido foi relatado até o momento, mas um escalador de montanhas se encontra desaparecido.

CHILE-VOLCANO-CABULCO

A presidente chilena Michell Bachelet declarou estado de emergência, e espera visitar a área atingida ainda nessa quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015.

World News - April 23, 2015

Fonte:

http://mashable.com/2015/04/23/chile-volcano-eruption-photos/?utm_cid=mash-com-fb-main-link

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .