As Auroras Dançantes de Saturno

O que governa as auroras em Saturno? Para descobrir isso, os cientistas vasculharam milhares de imagens infravermelhas de Saturno feitas pela sonda Cassini para outra proposta, tentando encontrar imagens de auroras suficientes para correlacionar as mudanças e montar um filme. Uma vez que conseguiram fazer isso, alguns filmes montados mostravam claramente que as auroras saturnianas  podem mudar não somente com o ângulo de incidência do Sol, mas também com a rotação do planeta. Mais ainda, os cientistas, descobriram que algumas mudanças nos padrões das auroras estavam relacionadas a ondas na magnetosfera de Saturno provavelmente causadas pelos movimentos das luas do planeta. A imagem aqui reproduzida, foi feita com cores falsas em 2007 e mostra três bandas de luz infravermelha em Saturno. Os anéis refletem relativamente a luz azul do Sol, enquanto que o planeta por si só brilha em uma energia comparativamente baixa emitindo luz vermelha. Uma faixa de aurora no pólo sul do planeta é vista em verde. A análise de muitas outras imagens de Saturno podem levar a um melhor entendimento sobre o fenômeno das auroras tanto na Terra como em Saturno.

Mais informações sobre essa pesquisa podem ser encontradas aqui:

http://www.cienctec.com.br/ler.asp?codigo_noticia=54&codigo_categoria=3&nome_categoria=Not%EDcias&codigo_subcategoria=0&nome_subcategoria=Imagens

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100927.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.