Aricia Tholus em Vesta

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn mostra a Aricia Tholus, a colina escura que aparece aproximadamente no meio da imagem. Tholus é uma palavra usada para descrever uma pequena montanha em forma de domo ou uma colina. Aricia foi o nome de uma antiga cidade na Itália. Aricia Tholus tem uma cratera com aproximadamente 2 km de diâmetro no seu cume, que é circundado por uma área escura. Raios escuros se estendem desde o cume por mais de 10 km. A origem e o mecanismo de formação de Aricia Tholus está atualmente sob discussão. Pode-se ver também na imagem acima, depressões estreitas e lineares, no canto superior esquerdo e muitas crateras degradadas de vários tamanhos.

As feições mostradas nessa imagem estão localizadas no Quadrante Marcia de Vesta e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas de 10.3 graus de latitude norte e 163.2 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem no dia 21 de Outubro de 2011. Essa imagem foi feita com a câmera de enquadramento utilizando o filtro limpo. A distância entre a sonda Dawn e a superfície do asteroide Vesta no momento da imagem era de 700 km e a resolução da imagem é de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da sonda Dawn no Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120222

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.