Arco Circumzenital e Outros Observados no Céu da Flórida

A foto acima foi feita em Gulf Breeze na Flórida numa bela tarde de Fevereiro e mostra um colorido arco circumzenital e um arco lateral muito mais apagado e muito mais raro de se ver logo abaixo do principal. A câmera estava apontada para o Sol. Nuvens do tipo cirros compostas de cristais de gelo na forma de prato e hexagonais preenchiam uma boa porção do quadrante oeste do céu no momento em que a foto acima foi feita. Os arcos circumzenitais tomam forma quando a luz do Sol entre pela face basal superior dos cristais e sai através de uma das quatro faces verticais laterais.

Todos esses cristais precisam estar orientados de forma horizontal e para gerarem cores brilhantes eles precisam estar precisamente alinhados. Além disso, o Sol deve a uma altura de 32 graus acima do horizonte para que esses arcos se formem. O arco mais apagado é provavelmente uma porção do arco supralateral do halo de 46 graus. Da mesma forma dos arcos circumzenitais esses arcos secundários se formam quando a luz passa através de prismas horizontalmente orientados. Pode-se notar o arco apagado abaixo e a direita do arco circumzenital. Isso é uma parte do arco tangencial superior. A imagem abaixo é uma simulação e mostra os arcos que se formam nessas condições. A foto acima foi feita no dia 13 de Fevereiro de 2012 aproximadamente às 4:30 p.m.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/circumzenital-arc-and-more-observed-over-florida-panhandle.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.