fbpx

ARANHAS EM MARTE?

LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY PLUS: https://spacetodayplus.com.br/premium/ A nova imagem que a sonda da ESA Mars Express fez de uma região de Marte conhecida como Angustus Labyrinthus, trouxe grandes mistérios, um deles são feições escuras dispostas sobre…

LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY PLUS:

https://spacetodayplus.com.br/premium/

A nova imagem que a sonda da ESA Mars Express fez de uma região de Marte conhecida como Angustus Labyrinthus, trouxe grandes mistérios, um deles são feições escuras dispostas sobre o gelo da região, essas feições são conhecidas como aranhas marcianas.

Em vez de serem aranhas reais, estas características pequenas e escuras formam-se quando o sol da Primavera incide sobre camadas de dióxido de carbono depositadas durante os meses escuros de Inverno. A luz solar faz com que o gelo de dióxido de carbono na parte inferior da camada se transforme em gás, que posteriormente se acumula e rompe as placas de gelo sobrejacentes. O gás liberta-se na primavera marciana, arrastando material escuro para a superfície à medida que avança e quebrando camadas de gelo com até um metro de espessura.

O gás emergente, carregado de poeira escura, sobe através de rachaduras no gelo na forma de fontes altas ou gêiseres , antes de cair novamente e se depositar na superfície. Isso cria manchas escuras com diâmetro entre 45 me 1 km. Este mesmo processo cria padrões característicos em “forma de aranha” gravados sob o gelo – e assim estas manchas escuras são um sinal revelador de que aranhas podem estar à espreita abaixo.

Outro mistério dessa região de Marte, é tentar entender a sua origem. Ainda não sabemos exatamente como a Cidade Inca se formou. Pode ser que as dunas de areia tenham se transformado em pedra com o tempo. Talvez materiais como magma ou areia estejam vazando através de camadas fraturadas de rocha marciana. Ou as cristas poderiam ser ‘eskers’ , estruturas sinuosas relacionadas com geleiras.

Fonte:

https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Mars_Express/Signs_of_spiders_from_Mars

#MARS #SPIDER #ESA

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo