Apollo 17 na Cratera Shorty da Lua

Em Dezembro de 1972, os astronautas da missão Apollo 17 Eugene Cernan e Harrison Schmitt gastaram aproximadamente 75 horas na Lua no vale chamado de Taurus-Littrow, enquanto o seu colega de missão Ronald Evans orbitava a Lua. Essa imagem de alta resolução foi feita por Cernan enquanto ele e Schmitt caminhavam no interior do vale. A imagem mostra Schmitt na esquerda junto com o veículo lunar na borda da chamada Cratera Shorty, perto de um ponto onde o geólogo Schmitt descobriu o solo laranja lunar. A tripulação da Apollo 17 voltou para a Terra com 110 Kg de rocha e amostras do solo da Lua, mais do que qualquer outra missão retornou quando pousou em outros locais da Lua. Agora, quarenta anos depois, Cernan e Schmitt continuam sendo os últimos seres humanos a terem caminhados na superfície do nosso satélite natural.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120624.html

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.