Apollo 13


A Apollo 13 da NASA foi originalmente programada para ser a terceira missão americana a pousar na Lua. Essa missão foi lançada no dia 11 de Abril de 1970, às 2:13 p.m. EST desde a Launch Pad 39A na Flórida. Na imagem acima, da esquerda para a direita podemos ver o comandante da missão Jim Lovell, o piloto do módulo de comando John Swigert e o piloto do módulo lunar Fred W. Haise.

A missão foi abortada depois do tanque do módulo de serviço ter se corrompido. Ainda assim, a missão foi classificado como uma falha de sucesso, pois a NASA conseguiu nessa missão ganhar experiência para resgatar uma tripulação no espaço e trazê-los de volta a Terra sãos e salvos.

Enquanto a tripulação terminava uma transmissão televisiva de 49 minutos mostrando como confortavelmente eles viviam e trabalhavam na ausência de peso na noite do dia 13 de Abril de 1970, Lovell terminou a entrevista dizendo, “Essa é a tripulação da Apollo 13 desejando que todos na Terra tenham uma boa noite e nós aqui estamos prestes a terminar nossa inspeção no Aquarius e voltar para uma noite tranquila na Odyssey. Boa noite”.

Nove minutos depois, o tanque de oxigênio No. 2, explodiu, fazendo com que o tanque No. 1 também falhasse. O suprimento normal de eletricidade, luz e água do módulo de comando foi perdido. A tripulação estava a aproximadamente 200000 milhas da Terra.

Após uma intensa investigação, o Apollo 13 Accident Review Board identificou a causa da explosão. Em 1965, o módulo de comando passou por muitas melhorias que incluíram o aumento da voltagem dos aquecedores dos tanques de oxigênio de 25 para 65 volts DC. Infelizmente, os termostatos desses aquecedores não foram modificados de acordo com a atualização. Durante um teste final já na base de lançamento os aquecedores ficaram ligados por um longo período de tempo. Isso fez com que a fiação nas vizinhanças dos aquecedores atingisse uma alta temperatura, aproximadamente 1000 graus F, o que fez com que o isolamento de Teflon ficasse severamente degradado. Os termostatos começaram a abrir enquanto eram alimentados por 65 volts DC e provavelmente se juntaram. Além disso, outros sinais de alerta durante o teste foram negligenciados e o tanque, deteriorado por oito horas de superaquecimento se tornou uma potencial bomba na próxima vez que fosse preenchido com oxigênio. Essa bomba explodiu no dia 13 de Abril de 1970 a 200000 milhas da Terra.

A tripulação da Apollo 13 retornou para a Terra sã e salva pousando no Oceano Pacífico no dia 17 de Abril de 1970.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2222.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.