fbpx

Antenas Europeias do ALMA em Construção

Essa imagem foi feita por helicóptero e mostra o local do Operations Support Facility do Atacama Large Milllimeter/submillimeter Array (ALMA). Em primeiro plano pode-se ver a construção do AEM Consortium onde as antenas europeias são montadas e testadas. Sete das 25 antenas europeias podem ser vistas nessa imagem apontadas na direção do céu. Mais parte, incluindo uma cabine receptora e uma base de antena esperam para serem montadas. Cada antena tem um disco com 12 metros de diâmetro e pesa algo em torno de 95 toneladas.

Uma vez que as antenas sejam montadas e estejam prontas elas serão enviadas para o projeto ALMA e serão movidas para a área técnica OSF, que é a área no plano de fundo da imagem onde mais antenas podem ser vistas. Ali, elas serão integradas ao outros sistemas do observatório. Finalmente após testes posteriores realizados pela equipe do ALMA elas serão enviadas a dos 2900 metros de altura do OSF para o seu verdadeiro local de trabalho no Array Operation Site localizado a uma altura de 5000 metros no Platô de Chajnantor.

Também no plano de fundo da imagem acima pode-se ver dois veículos transportadores de antenas nas cores amarelas brilhantes, cada um desses veículos é responsável por mover as antenas entre o OSF e o AOS. Mais longe pode-se ver também os picos dos Andes cobertos por neve, com uma forma cônica distinta do cume do vulcão Licancabur, localizado a 5920 metros de altura.

O ALMA é uma construção astronômica internacional com parceiros da Europa, América do Norte e Leste da Ásia em cooperação com a República do Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA e está fornecendo 25 antenas de 12 metros por meio de um contrato com o European AEM Consortium. O ALMA também terá 25 antenas norte-americanas e 16 antenas do leste da Ásia.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1122a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .