Aberturas Vulcânicas em Marte Apresentam Anéis Elevados

As duas cavas alinhadas são claramente aberturas vulcânicas que se localizam no topo de pequenos (para as escalas marcianas) vulcões e são fontes de muitos fluxos de lava. A abertura na base também tem um anel elevado, como das crateras jovens. A presença ou ausência de anéis elevados é usada como critério para ajudar a distinguir entre crateras vulcânicas e de impacto, mas isso nem sempre é confiável. Os anéis de crateras vulcânicas podem se elevar por meio de repetidas sobreposições de lagos de lava ou a partir de deposições balísticas de lava derretida. Os anéis das crateras de impacto são elevados pelo rebote do impacto e da sobreposição de material ejetado.

Poderiam essas aberturas serem as fontes do metano atmosférico que tem sido detectado recentemente em Marte? Não, elas são velhas e empoeiradas, como todas as aberturas vulcânicas imageadas em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/anaglyph/singula.php?ID=ESP_013008_1825

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.