A Superlua Nascendo Sobre Boston

A última Lua Cheia ocorrida em 19 de Março de 2011 foi difícil de não ser notada, ela aconteceu uma hora depois da Lua ter passado pelo perigeu, ou seja, o ponto em sua órbita mais perto da Terra. Como resultado dessa combinação a Lua apareceu algo em torno de 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante do que Lua Cheia que ocorre no apogeu, o ponto oposto, ou seja, o ponto da órbita mais distante da Terra. Nessa image, aqui reproduzida, além de estar no perigeu a Lua ainda aparece baixa no horizonte e é distorcida pela refração atmosférica, à medida que nasce sobre a cidade de Boston nos EUA. A paisagem noturna telescópica aqui apresentada foi conseguida com a foto sendo tirada desde o Prospect Hill em Waltham em Massachusets, aproximadamente 10 milhas de Boston. À esquerda do disco lunar laranja, pode-se observar a torre de comando do Aeroporto Internacional Logan em Boston. Com as luzes no topo, as torres gêmeas altas que sustentam a ponte estaiada Zakim Bridge que cruza o Rio Charles também são vistas nessa imagem. Se por acaso você perdeu essa Lua Cheia no perigeu, aproveite e faça uma anotação no seu calendário. A sua próxima chance de observar a Lua Cheia, grande e brilhante apenas a alguns minutos do perigeu acontecerá no dia 6 de Maio de 2012.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110324.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.