fbpx

A Sombra do Gigante Saturno

Durante o verão no hemisfério sul de Saturno, a sombra do planeta se estica através da superfície iluminada dos anéis. A lua Janus de Saturno orbita o planeta um pouco fora dos anéis principais e aparece abaixo deles na imagem acima. Como se pode ver na imagem acima, Janus é absolutamente um mundo anão se comparado com seu gigantesco pai planetário, com 181 quilômetros de diâmetro.

Faixas do material do anel localizadas dentro da divisão de Cassini são visíveis aqui, perto da borda externa do brilhante anel B. O lado noturno do planeta é visível à direita na imagem. Essa imagem foi feita pela sonda Cassini de seu ponto de vista avantajado abaixo do plano dos anéis.

A imagem foi feita com a Wide Angle Camera (WAC) da sonda Cassini na luz visível no dia 17 de Janeiro de 2005, a uma distância de aproximadamente 1.2 milhões de quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 66 km/pixel. Janus teve seu brilho realçado com um fator de dois e o contraste de toda a imagem foi melhorado para permitir a sua visualização.

Fonte:

http://dailyrings.org/2011-08-10/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .