A Rotação da Terra E A Estrela Polaris Desde Ohio, EUA

polaris_rotacao_ohio

observatory_150105O grande astrofotógrafo John Chumack registrou essa imagem do rastro de estrelas circumpolares desde o Cincinnati Astronomy Club em Adams County, no estado norte-americano de Ohio. A Polaris, ou também conhecida como a Estrela do Norte, está no centro da imagem. Os rastros circulares resultam da rotação natural da Terra, as estrelas que nunca nascem ou nunca se põe são ditas circumpolares. Uma pergunta que pode surgir é com qual velocidade elas estão girando? Bem, isso depende de onde na Terra, você está. John fez essa foto da na coordenada 38.8 graus de latitude norte, assim sendo, nessa foto com 11 minutos de exposição, a Terra está girando a 1288 km/h. Para alguém que esteja no equador, a taxa de rotação aumenta para 1670 km/h. Se uma estrela é ou não circumpolar é uma função da latitude do observador. Para o local onde essa foto foi feita, serão circumpolares as estrelas que estiverem a menos de 39 graus de distância da estrela Polaris. No lado esquerdo da imagem (de cima para baixo), pode-se notar o brilho da Via Láctea. A apagada linha pontilhada vermelha que cruza a imagem de cima para baixo perto do centro da imagem é o rastro de um avião que estava passando no momento em que a imagem foi feita. A foto acima foi feita no dia 13 de Dezembro de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/05/earths-rotation-and-polaris.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.