fbpx

A Rosa Púrpura de Virgem

Até hoje, a NGC5584 era apenas uma galáxia entre muitas outras, localizada na porção oeste do Aglomerado de Virgem. Conhecida somente como um número nos catálogos de galáxias, sua beleza é agora revelada em toda a sua glória numa nova imagem feita pelo VLT.

Desde o dia 1 de Março de 2010, essa rosa cósmica púrpura também abriga a explosão estelar mais brilhante do ano, conhecida como SN 2007af.

Localizada a aproximadamente 75 milhões de anos-luz de distância na constelação de Virgem, a NGC5584 é uma galáxia um pouco menor que a Via Láctea. Ela pertence, contudo à mesma categoria: ambas são espirais barradas.

Galáxias espirais são compostas por um bojo e um disco achatado. O bojo abriga estrelas velhas e normalmente um buraco negro central supermassivo. As estrelas mais jovens residem no disco, formando as estruturas espirais características, de onde a galáxia tira seu nome. As galáxias espirais barradas são cruzadas por uma banda de estrelas brilhantes. Em 200, usando o Very Large Telescope do ESO, os astrônomos descobriram os menores, mais apagados e mais massivos braços espirais.

Nessa maravilhosa imagem da NGC5584, dois braços espirais dominantes são claramente visíveis, enquanto que os outros estão deformados, provavelmente devido às interações com outras galáxias. Pedaços luminosos estão espalhados por todo o disco, indicando que as estrelas estão sendo formadas nesta gigantesca rosa em um ritmo frenético.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19502/picture-of-the-day-the-purple-rose-of-virgo.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .