A Rosa de Saturno

744877main_pia14944-946

observatory_150105O vórtice em rotação da tempestade polar norte de Saturno se assemelha a uma rosa vermelha escura de proporções gigantescas circundada por uma folhagem verde nessa imagem de coloração falsa feita pela sonda Cassini da NASA. Medidas mostram que essa tempestade tem 2000 quilômetros de diâmetro com ventos soprando a uma velocidade de 150 metros por segundo.

Essa imagem está entre uma das primeiras visões do polo norte de Saturno iluminado pelo Sol e que foi capturada pelas câmeras da Cassini. Quando a sonda lá chegou em 2004, era inverno no hemisfério norte e portanto o polo norte estava imerso na escuridão. O polo norte de Saturno havia sido imageado pela última vez iluminado pelo Sol pela sonda Voyager 2 da NASA em 1981, contudo, a geometria de observação não permitiu que se fizessem imagens detalhadas dos polos. Consequentemente, não se sabe por quanto tempo essa recém descoberta tempestades tem estado ativa em Saturno.

As imagens foram feitas com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 27 de Novembro de 2012, usando uma combinação de filtros espectrais sensíveis ao comprimento de onda da luz do infravermelho próximo. As imagens filtradas em 890 nanômetros são projetadas em azul. As imagens filtradas em 728 nanômetros são projetadas em verde e as imagens filtradas em 752 nanômetros são projetadas em vermelho. Nesse esquema, o vermelho indica nuvens baixas e a cor verde as nuvens mais altas.

A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de Saturno de 419000 quilômetros com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase, com ângulo de 94 graus. A escala da imagem é de 2 km por pixel. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA , em Washington, DD. O módulo orbital Cassini e as duas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Intitute, em Boulder, no Colorado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia14944.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.