fbpx

A Rocha Moutonnée No Parque de Yosemite e No Parque de Salto Em São Paulo

A foto acima mostra o chamado Domo Lembert em Tuolumne Meadows, no Yosemite National Park, na Califórnia. Essa feição geológica tem 152 metros de altura, e é um domo de granito da chamada rocha moutonnée. Esse domo foi formado quando as geleiras cobriram essa área durante o Pleistoceno. O domo é formado do granodiorito Cathedral Peak, que é facilmente identificado pelos grandes fenocristais de ortoclásio. Ao escalar até o topo do domo você consegue ver as áreas de polimento glacial e as estrias que mostram a direção do movimento da geleira. Essas estrias ocorrem principalmente nos diques que tendem a ser mais resistentes do que o granodiorito. Você também poderá ver os pedaços de rochas erráticos deixados para trás  quando a geleira se retraiu. A foto acima foi feita em 29 de Junho de 2010.

Esse tipo de rocha não exclusividade de parques no EUA. Aqui no Brasil é possível encontrar a rocha moutonnée em Salto, no interior do estado de São Paulo. As imagens abaixo mostram atrações do parque que é aberto à visitação pública.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/07/lembert-dome-yosemite-national-park.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .