A Nebulosa Planetária Abell 36

abell36sBlock


observatory_150105A bela concha de gás de uma estrela moribunda parecida com o Sol, a nebulosa planetária Abell 36, localiza-se a meros 800 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Virgo. A essa distância, ela se espalha por mais de 1.5 anos-luz nessa imagem telescópica nítida. Expelindo suas camadas externas, a estrela central da nebulosa está se contraindo e tornando-se mais quente, se desenvolvendo rumo à fase final de sua vida, quando deve-se transformar numa anã branca. De fato, na Abell 36, estima-se que a estrela central tenha uma temperatura superficial de mais de 73000 kelvin, o que é muito mais quente do que o Sol que tem 6000 K, de temperatura. Como resultado disso, a estrela intensamente quente, é muito mais brilhante na luz ultravioleta, se comparada com a sua aparência visual, mostrada aqui. A luz ultravioleta invisível ioniza os átomos de hidrogênio e oxigênio, na nebulosa e finalmente gera o belo brilho na luz visível.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140530.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.