A Lua Esquecida Como Local de Vulcões

O ano de 2011 é o Ano do Sistema Solar (http://solarsystem.nasa.gov/yss/index.cfm), e durante esse ano, cada mês terá um tema diferente a ser discutido, tema esse que se relaciona com processos, feições, características e propriedades do Sistema Solar. Maio é o mês do vulcanismo, com certeza um dos processos geológicos mais fascinantes pelo fato de ser algo rápido e dramático. Embora vulcões continuem a entrar em erupção na Terra, em Io e provavelmente Vênus e Marte parecem ter derramamentos recentes de rochas ígneas, o vulcanismo na Lua cessou a aproximadamente um bilhão de anos atrás sendo que o período de maior atividade ocorreu antes de 2.5 bilhões de anos atrás. Mas devido a erosão ser um processo lento na Lua, paisagens com dois ou três bilhões de anos de vida continuam preservadas. A página na internet do Ano do Sistema Solar apresenta belas fontes por vulcões em todos os lugares do Sistema Solar exceto na Lua, o único lugar além da Terra onde podemos observar as feições a olho nu. Então aqui está uma bela imagem resgatada, que mostra as Colinas Marius na Lua, uma das maiores províncias vulcânicas no nosso satélite. Esqueçam os gigantes vulcões invisíveis de Marte, Vênus e Io, aqui existem 300 ou mais cones vulcânicos que você pode observar.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+3%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.