A Lua e o Sol: Duas Missões da NASA Integram Suas Imagens Para Mostrar os Astros

lua_sol_01

observatory_150105Duas ou três vezes no ano, o Solar Dynamics Observatory da NASA observa a Lua viajando através do Sol, bloqueando sua visão. Enquanto essa movimentação obscurece as observações solares por um curto espaço de tempo, ela oferece a chance de se ver, de forma interessante, a sombra da Lua. O horizonte da Lua pode ser visto se destacando com relação ao Sol de fundo, já que a Lua não tem atmosfera. Em outras épocas do ano, quando a Terra bloqueia a visão do SDO, o horizonte da Terra não aparece assim claro devido à atmosfera do nosso planeta.

lua_sol_02 lua_sol_03 lua_sol_04

Se alguém olhar em detalhe a borda nítida da Lua, poderá observar feições visíveis da sua topografia, como é o caso dessa imagem de 7 de Outubro de 2010. Esses dois visualizadores da NASA recentemente inspiraram a sobreposição de dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter na sombra de uma imagem do SDO. Essa tarefa para ser realizada de forma eficaz requer um pouco de trabalho já que os visualizadores – Scott Wiessinger que normalmente trabalha com dados de imagem do SDO e Ernie Wright que trabalha com dados da LRO – têm que precisamente ajustar os dados para um tempo e um ponto de vista semelhante para os dois instrumentos separados. O resultado final é uma inspiradora imagem do Sol e da Lua.

lua_sol_05

Para começar o processo, os visualizadores pegam a posição de visualização e o tempo da imagem do SDO. Essa informação foi colocada em um modelo do LRO que pode produzir a visão exata da Lua de qualquer lugar em qualquer momento, incorporando 6 bilhões de medidas individuais da altura da superfície da Lua obtidas pelo instrumento Lunar Orbiter Laser Altimeter da sonda LRO. O modelo precisa levar vários fatores em consideração, incluindo não somente a distância da sonda SDO, e o ângulo de visualização, como também a rotação da Lua e o movimento constante. Wright usou um software de animação para embrulhar o mapa de elevação e de aparência numa esfera para simular a Lua.

lua_sol_06

As duas imagens foram colocadas juntas e a sobreposição foi exata. As montanhas e vales no horizonte da imagem da LRO se ajustam corretamente com as sombras vistas pela sonda SDO.

lua_sol_07

De certo modo, esse trabalho serve como um tipo de dado de calibração. Isso significa que os dados da sonda SDO nessa posição e tempo é altamente preciso e que o modelo da LRO, também é capaz de fornecer imagens precisas do que está acontecendo num dado momento do tempo. Além disso, logicamente, todo esse exercício gera imagens realmente muito bonitas como podem ser observadas nesse post.

lua_sol_08

Fonte:

http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a010000/a011200/a011291/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.