fbpx

A Lua de Mel de Lisboa

LisbonHoneyMoonClaro950

observatory_150105O Sol se põe na sexta-feira, dia 13 de Junho de 2014, enquanto a Lua de Mel, cheia, nasce, e é capturada nessa sequência em time-lapse, desde Lisboa, Portugal, com o monumento Cristo o Rei em primeiro plano, a cerca de 6 quilômetros da câmera e da lente teleobjetiva que capturou a cena acima. Durante os dias ao redor do solstício de 21 de Junho de 2014, o Sol segue seu arco mais alto através dos céus do hemisfério norte enquanto ele viaja pela eclíptica. Na noite o plano da eclíptica é baixo, e a passagem da Lua Cheia perto da eclíptica também é baixa, a Lua nascendo se separa mais vagarosamente do horizonte distante. Assim, os observadores da Lua no hemisfério norte provavelmente experimentarão a misteriosa Ilusão da Lua, o disco lunar aparece impossivelmente maior enquanto o astro está perto do horizonte. Mas a foto sequencial mostra que o tamanho aparente da Lua não muda na verdade. Sua luz foi inicialmente espalhada pela longa linha de visão através da atmosfera, e a coloração avermelhada profunda da Lua vai embora dando lugar a uma coloração dourada enquanto a Lua Cheia sobe no céu enquanto a noite avança.
Fonte:
http://apod.nasa.gov/apod/ap140621.html

alma_modificado_rodape105
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.