A Impressionante Galáxia NGC 2403

Considerada uma das mais impressionantes ilhas do universo, a NGC 2403 se espalha dentro da fronteira da longa constelação de Camelopardalis. Localizada a aproximadamente 10 milhões de anos-luz de distância e com aproximadamente 50000 anos-luz de diâmetro, a galáxia espiral também parece ter mais do que as regiões de formação de estrelas HII, marcadas pelo brilho vermelho do gás hidrogênio atômico. De fato a NGC 2403 lembra de perto outra galáxia com abundância de regiões de formação de estrelas que localiza-se dentro do nosso próprio Grupo Local de Galáxias, a M33, ou a Galáxia do Triângulo. Claro, explosões de supernovas, seguem de perto a formação de estrelas massivas de vida curta, e em 2004 uma das mais brilhantes supernovas descobertas em tempos recentes foi observada na NGC 2403. Fácil de ser confundida com as estrelas de primeiro plano da Via Láctea, a poderosa supernova é vista aqui como uma estrela brilhante bem definida na borda esquerda do campo de visão. Essa impressionante imagem foi feita combinando dados de imagens de telescópios espaciais com telescópios na Terra. Para isso foi utilizado o Telescópio Espacial Hubble, usando dados de imagem do Hubble Legacy Archive e o telescópio de 8.2 metros de diâmetro Subaru que fica localizado no cume do Mauna Kea, no Havaí.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110723.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.