A Grande Galáxia Espiral Barrada NGC 1365 E O Seu Papel No Entendimento Sobre A Formação de Estrelas

A aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância da Terra, está localizada a Grande Galáxia Espiral Barrada NGC 1365, observada acima nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais, NASA e ESA. A galáxia está localizada na constelação de Fornax, os redemoinhos azuis e laranja mostram para nós, onde as estrelas acabaram de se formar, e também os locais onde existe uma grande concentração de poeira indicando futuros berçários estelares.

Na borda externa da imagem, é possível ver enormes regiões de formação de estrelas dentro da NGC 1365. As regiões em azul brilhante indicam a presença de centenas de estrelas bebês que se formaram pela coalescência do gás e da poeira dentro dos braços externos da galáxia.

Essa imagem do Hubble foi feita como parte de uma pesquisa conjunta com o ALMA no Chile. A pesquisa irá ajudar os cientistas a entenderem como a diversidade dos ambientes galácticos observados no universo próximo, incluindo a NGC 1365, e outras galáxias, influenciam na formação de estrelas e de aglomerados estelares. Os pesquisadores esperam fazer imagens de mais de 100000 nuvens de gás e de regiões de formação de estrelas além da Via Láctea. O projeto de pesquisa se chama PHANGS, e espera-se que ele possa ajudar a entender muitos dos links existentes entre as nuvens de gás e poeira, a formação de estrelas, a forma geral e a morfologia das galáxias.

Crédito:

Credit: ESA/Hubble & NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team
Acknowledgement: Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2040a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.