A Galáxia do Redemoinho

A imagem acima mostra duas galáxias em colisão, localizadas na direção da constelação Canes Venatici, a poucos graus da estrela final localizada no cabo da grande concha (Big Dipper). A galáxia mostrada acima é uma clássica galáxia espiral conhecida como M51, a Galáxia do Redemoinho, também conhecida como NGC 5194. Nessa imagem, a M51 está interagindo com uma galáxia anã, a NGC 5195 localizada a esquerda. O par localiza-se a aproximadamente 23 milhões de anos-luz de distância da Via Láctea.

A imagem acima foi processada com o objetivo de destacar as estruturas de maré na cauda da M51 e de sua companheira. Pode-se notar na imagem acima as linhas de poeira avermelhadas espiralando em direção do centro da M51 bem como as galáxias apagadas de fundo por trás e além da cauda de maré. A imagem acima é uma exposição de 17.5 horas adquirida através de ste noites separadas no começo de 2010 e no começo de 2011. Todos os dados foram adquiridos por um telescópio caseiro de 16 polegadas, com F/4.5, Newtoniano montado no John Bryan State Park em Yellow Springs em Ohio.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/whirlpool-galaxy.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.