fbpx

A Galáxia da Agulha – NGC 4565

O astrofotógrafo Ken Crawford precisou de quase seis meses para completar uma imagem do céu profundo, muito disso foi devido ao inverno com muitas noites nubladas e com condições não satisfatórias no norte da Califórnia. O astrônomo aproveitou então o último ciclo de Lua escura para adquirir mais dados de uma de suas galáxias favoritas. A NGC 4565 também conhecida como a Galáxia da Agulha tem aproximadamente 100000 anos-luz de tamanho, o que é um tamanho semelhante ao da nossa galáxia. Ela se apresenta para nós quase que de lado, com um ângulo de 86 graus, mostrando claramente a fina estrutura de seu disco e maravilhosas linhas de poeira. Ken Crawford processou a imagem da galáxia para tentar revelar o máximo de detalhes de seu núcleo mergulhado num belo halo de bulbo. Essa galáxia tem sido estudada extensivamente por profissionais em diferentes comprimentos de onda incluindo os raios-X. Os astrônomos acreditam que exista um buraco negro supermassivo no centro dessa galáxia produzindo uma grande quantidade de energia. Pode-se notar nas imagens aqui apresentadas que as bordas da galáxia se apresentam de forma levemente dobrada. Isso é muito comum e nós podemos ver isso devido a galáxia se apresentar de lado para nós e acredita-se que isso é o resultado de um antigo encontro com uma galáxia que passou por ela produzindo essa feição.

Essa imagem profunda foi produzida com os filtros Limpo – Vermelho – Verde – Azul para que se pudesse ter um equilíbrio natural de cores.

Fonte:

http://www.imagingdeepsky.com/Galaxies/NGC4565/NGC4565.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.