A Forte Ligação Entre os Cometas e a Lua

LPOD-Mar13-13

observatory_150105Como boxeadores nos cantos opostos de um ringue, a Lua e cometa PanSTARRS aparecem nas bordas opostas da imagem acima. Embora o cometa estivesse mais brilhante um dia antes de quando essa foto foi feita, as nuvens impediram sua visualização. A conexão entre os cometas e a Lua é algo forte e que vem de longa data. No decorrer dos tempos uma significante quantidade de crateras lunares devem ter sido criadas pelo impacto de cometas, embora nós não possamos identifica-las de verdade. Uma ideia antiga era de que as crateras com raios foram formadas por esse tipo de impacto, mas com o passar dos anos essa ideia não foi levada a frente, visto que qualquer tipo de impacto pode potencialmente formar raios. A velocidade de impacto dos cometas é maior do que a velocidade dos impactos dos asteroides ou de fragmentos de asteroides, mas isso simplesmente significa que uma cratera maior é criada por impacto mais lento. Uma coisa interessante que os cosmoquímicos tem sido capazes de identificar é a composição do projétil que formou a cratera a partir de assinaturas químicas. Mas o gelo de água de um cometa provavelmente iria vaporizar e não seria depositado como mineral durante o processo de ejeção após o impacto, e nós não temos certeza do que as partes rochosas dos cometas são feitas, ou seja, seria praticamente impossível detectar esses compostos no solo lunar. Embora exista toda essa dificuldade, ver a Lua e um cometa no céu ao mesmo tempo é algo maravilhoso, e a maravilha disso está no fato de que os cometas raramente visitam os céus da Terra, se comparado com a Lua que está sempre ali.

cometa_lua_01

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/March+13%2C+2013

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.