A Estrela Vermelha de Hind

estrela_hind

observatory_150105A imagem acima mostra a Estrela Vermelha de Hind, uma bem conhecida estrela de carbono localizada na constelação de Lepus. Estrelas de carbono possuem uma atmosfera estelar que contém mais carbono do que oxigênio. A estrela de Hind é também apagada para ser vista a olho nu exceto em locais extremamente escuros. Ela localiza-se a sudoeste da estrela Rigel, a brilhante estrela que representa o tornozelo esquerdo de Orion. De onde essa foto foi feita no sul da Inglaterra, a estrela de Hind aparece muito baixa no horizonte. De fato, para o astrônomo que fez essa imagem poder ver a estrela ele teve que esperar o movimento para que a estrela se posicionasse no intervalo entre dois conjuntos de árvores que ele tem no seu horizonte sul.

A estrela Vermelha de Hind é uma estrela do tipo variável. Ela flutua em brilho entre uma magnitude aparente de aproximadamente +5.5 até +11.7, com um período de 418 a 441 dias. Pode-se notar estrelas azuis nas proximidades da estrela de carbono avermelhada. Estranhamente, sempre tem se visto pelo menos uma estrela brilhante azul perto de uma estrela de carbono. A imagem acima foi feita no dia 20 de Janeiro de 2013 e processada por Noel Carboni, na Flórida.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/03/hinds-crimson-star.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo