A Estrela Guia do VLT do ESO


A Guiding Star


observatory_150105Um solitário feixe de laser pode ser visto na imagem acima cortando o céu noturno. Esse feixe foi atirado pelo Unit Telescope 4 do Very Large Telescope do ESO, localizado no Observatório de Paranal no Chile. As duas Nuvens de Magalhães podem ser vistas à esquerda do feixe, como manchas apagadas que se destacam contra o fundo estrelado. A estrela particularmente brilhante, vista à direita do feixe de laser é Canopus, a segunda estrela mais brilhante do céu, atrás somente de Sirius.

Quando telescópios baseados na Terra observam as estrelas, a luz que eles coletam precisa viajar através das camadas da nossa atmosfera. O mesmo vapor de água, poluição e turbulência que faz com que as estrelas cintilem no céu também fazem com que suas imagens apareçam borradas – para evitar isso, nasceu uma tecnologia chamada de óptica adaptativa.

Os sistemas de óptica adaptativa usam sofisticados espelhos deformáveis para reagir aos efeitos negativos da nossa atmosfera. O laser brilha no céu, criando uma estrela artificial a cerca de 90 km de altura. Os astrônomos podem então medir como essa falsa estrela cintila com o tempo, e podem corrigir sua distorção. Os telescópios que usam sistemas de óptica adaptativa podem produzir imagens bem mais nítidas até mesmo de telescópios espaciais em determinados comprimentos de onda.

Um sistema similar será instalado no European Extremely Large Telescope, o E-ELT. O E-ELT terá seis feixes de laser, o que irá fornecer imagens astronômicas com uma qualidade ainda maior, num campo de visão bem maior – além é lógico de fornecer mais oportunidades para se registrar uma bela imagem como essa.

A imagem acima, foi feita no dia 4 de Março de 2013 desde a plataforma do Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy, o VISTA pelo embaixador fotográfico do ESO Julien Girard, um membro da equipe de astrônomos do ESO. Essa imagem foi feita com uma câmera compacta e simples que hoje em dia pode ser usada para tirar fotos noturnas.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1443a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.