A Estrela Artificial do VLT

potw1425a


observatory_150105Esta nova imagem, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Gianluca Lombardi, mostra uma imensidão de cores, desde uma bruma rosa que domina o fundo da imagem até aos azuis e brancos da Via Láctea no céu. Em primeiro plano podemos ver os Telescópios Principais do Very Large Telescope (VLT), instalado no Observatório do Paranal do ESO no Chile.

Cortando a imagem vemos uma linha amarela, que corresponde à estrela guia laser do VLT, parte do sistema de óptica adaptativa do telescópio que serve para compensar os efeitos da turbulência atmosférica nas imagens. A radiação vinda do espaço é distorcida quando passa pela atmosfera devido a variações locais. Sempre que possível, os astrónomos usam uma estrela brilhante para calibrar as observações, mas quando não existe uma tal estrela suficientemente perto do objeto em estudo, usa-se uma estrela artificial – criada apontando um laser brilhante e penetrante para a noite, como podemos ver na imagem.

Hoje realmente parece ser o dia da óptica adaptativa, no post anterior vimos o sistema em ação no Observatório de Mauna Kea e nesse post o mesmo sistema no VLT. Só assim os maiores telescópios do mundo conseguem fazer uma astronomia de alto nível e de alta resolução, mesmo estando na superfície da Terra e brigando constantemente com a atmosfera do nosso planeta. Se você não viu o post anterior, não perca a oportunidade, ele pode ser lido aqui: https://spacetoday.com.br/imagens/quatro-lasers-atirados-sobre-mauna-kea/

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1425a/


alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.