fbpx

A Estranha Galáxia Espiral UGC 12588

Observada com o Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais, NASA e ESA, a galáxia apagada que aparece na imagem acima é conhecida como UGC 12588. Diferente de muitas galáxias espirais, a UGC 12588 não apresenta uma barra de estrelas cruzando o seu centro, nem os clássicos braços espirais. Ao invés disso, ela apresenta uma forma circular, branca e com um centro sem estrutura evidente, o que faz com que essa galáxia lembre qualquer coisa, menos uma mega estrutura de gás e estrelas no espaço.

Localizada na constelação de Andrômeda, no céu do hemisfério norte da Terra, essa galáxias é classificada como uma galáxia espiral. Mas diferente da imagem clássica de uma galáxia espiral , os enormes braços de estrelas e gás na UGC 12588, são muito apagados e difíceis de serem distinguidos, além de estarem muito próximos e justos ao centro da galáxia. A imagem mais clara dos braços espirais dessa galáxia vem das estrelas azuladas que pontuam regiões ao redor da borda da galáxia, destacando assim regiões onde a formação de novas estrelas provavelmente está acontecendo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Tully

Fonte:

[https://www.spacetelescope.org/images/potw2046a/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo