A Cratera Gassendi e Suas Imediações – Um Verdadeiro Playground Para Grandes Observações Lunares

LPOD-Apr11-13

observatory_150105Ainda é muito cedo para se declarar qual é a melhor imagem de 2013? Bem, deve ser, mas com certeza a imagem acima feita da Lua é uma forte candidata a campeã. Além de ser espetacular, a imagem acima mostra feições que são difíceis de serem observadas e que podem ser até mesmo inéditas para muitos experientes astrônomos que estão acostumados a observar a Lua. Muitas feições mostradas acima merecem um estudo mais detalhado. Vamos começar pela região perto da parte superior central da imagem onde as duas aberturas vulcânicas do Herigonius Rille são visíveis. A pergunta que pode nos vir a cabeça, é, como é a junção onde elas se encontram, elas se cruzam ou não? A localização das aberturas vulcânicas na Cadeia de Mar Ewing nos encoraja a especular que o magma soergueu a falha da cadeia – acredita-se que as cadeias de mares seja na verdade falhas de empurrão de ângulo baixo – e rapidamente entrou em erupção na superfície, criando canais que transportaram a própria lava através de pilares (um nome informal que pode ser dado para as cadeias que guiam o caminho da lava entre a parte sul da Bacia Procellarum e a entrada do Mare Humorum). Se o magma escapou por algumas cadeias de mares, em outras ele ficou aprisionado e ergueu a superfície como uma onda de mar – siga a Cadeia Ewing para oeste e poderá ver que a iluminação ressalta as pequenas protuberâncias. Enquanto que na parte superior esquerda, você pode admirar a janela em forma de v da luz à medida que os primeiros raios de Sol passam através de uma quebra localizada no anel leste da Letronne. O círculo estranho das colinas a norte da cratera Gassendi é bem mostrado. Seria isso uma antiga cratera que o material ejetado pela Gassendi cobriu? Ou seria essa feição apenas um estranho empilhamento de material ancorado por nada? Passando por várias outras feições interessantes, podemos olhar finalmente para o mar ao sul do anel sul baixo da cratera Gassendi. Sombras sutis definem as bordas dos últimos fluxos de lava localizados na parte final do Mare Humorum. A imagem acima é realmente algo fascinante.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+11%2C+2013

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.