A Cor Rosa Opaca Da Explosão de Um Buraco Negro

Uma extraordinária explosão produzida por um buraco negro em uma galáxia próxima tem fornecido evidências diretas para a existência de uma população de buracos negros estelares voláteis velhos. A descoberta, feita por astrônomos usando dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA, forneceu uma nova ideia sobre a natureza de uma misteriosa classe de buracos negros, que podem produzir uma quantidade de energia em raios-X equivalente a milhões de vezes a energia irradiada pelo Sol em todos os comprimentos de onda.

Os pesquisadores usaram o Chandra para descobrir uma nova fonte ultraluminosa de raios-X, também chamada de fonte ULX. Esses objetos emitem mais raios-X do que a maior parte dos sistemas binários, onde uma estrela companheira orbita  a parte remanescente de uma estrela colapsada. Essas estrelas colapsadas formam um denso núcleo chamado de estrela de nêutrons ou de buraco negro. A emissão extra de raios-X sugere que as fontes ULXs contenham buracos negros que podem ser mais massivos do que aqueles encontrados na nossa galáxia.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2238.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.