A Bela Plumagem de Encélado É Registrada Pela Sonda Cassini

745890main_pia14658-946

observatory_150105Como um pavão orgulhoso mostrando sua cauda, Encélado, mostra sua bela pluma para as câmeras da sonda Cassini.

Encélado, com seus 504 quilômetros de diâmetro é visto aqui iluminado pela luz refletida por Saturno.

Essa imagem foi feita em direção do lado de Encélado voltado para Saturno. O norte está para cima e rotacionado de 45 graus para a direita. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini, no dia 18 de Janeiro de 2013.

A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 777000 quilômetros de Encélado com o conjunto, Sol-Encélado-Cassini, em fase de 173 graus. A escala da imagem é de 5 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA com a Agência Espacial Europeia e com a Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital da Cassini e as duas câmeras embarcadas na sonda foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento está baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite  http://saturn.jpl.nasa.gov . O site da equipe de imageamento da Cassini é: http://ciclops.org.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia14658.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo