fbpx

A Aeroluminescência, A Constelação da Cassiopeia e a Galáxia de Andrômeda Brilhando Sobre os Céus de Portugal

brilhos_portugal_01

observatory_150105Essa imagem serena mostrada acima mostra o céu noturno perto do Lago Alqueva, em Portugal, no Alqueva Dark Sky Reserve, e foi capturada no dia 15 de Junho de 2013 pelo grande astrofotógrafo português Miguel Claro (https://www.facebook.com/miguelclaro.photography). A constelação da Cassiopeia está no canto superior esquerdo da imagem diretamente acima do aglomerado duplo NGC 884 e NGC 689. A Grande Galáxia de Andrômeda, a M31, é visível na parte superior central da imagem e à direita está a constelação de Pegaus, com seu familiar asterismo do quadrado. Abaixo uma versão anotada da imagem.

O brilho forte identificado acima do lago é a chamada aeroluminescência, ou do inglês, o airglow. Essa luz resulta da quimioluminescência atmosférica – a emissão dos átomos de sódio em uma camada localizada a aproximadamente 92 km acima da superfície da Terra. Logo acima dessa luz amarelada, a luz esverdeada dos átomos de oxigênio pode ser detectada numa camada localizada entre 90 a 100 km acima da superfície da Terra. Essa camada de emissão é claramente visível da órbita da Terra em imagens noturnas feitas por satélites. Contudo, nem as emissões esverdeadas nem as amareladas podem ser vistas a olho nu.

brilhos_portugal_02

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/08/andromeda-galaxy-cassiopeia-and-air-glow.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo