400 Anos da Observação de Saturno por Galileu

Em 15 de Julho de 1610, ou seja, há 400 anos atrás, quatro meses depois da publicação de Sidereus Nuncius, Galileu apontou pela primeira vez seu telescópio de 30 vezes de aumento para Saturno.

Ele ficou surpreso com o que observou e escreveu, que “a estrela de Saturno não é uma única estrela, mas sim uma composição de tries, que quase tocam uma a outra, nunca mudam ou moven-se em relação uma da outra e estão alinhadas ao longo do zodáco, a estrela do meio é três vezes maior que as duas da lateral e elas estão situadas dessa forma o O o.

Ele rapidamente alertou os seus chefes mas ele queria guardar segredo até que fosse publicado. Ele então mandou um anagrama para os cientistas amigos no final de Julho de 1610:

smaismrmilmepoetaleumibunenugttauiras

Em novembro do mesmo ano ele mandou então a resposta para seus amigos, “As letras…combinadas em seu senso verdadeiro vão dizer: Altissimum planetam tergeminum observavi”, que significa, “Eu observei o planeta mais alto [Saturno] como se fosse um corpo triplo”.

Em Julho de 1610 quando Galileu observou Saturno, os anéis estavam abertos com uma pequena inclinação. Usando seu modesto telescópio que só aumenta 30 vezes, ele aparecia como sendo três objetos. Em um de seus telescópios menos poderosos, Saturno parecia com uma forma ovalada.

Ele escreveu novamente naquele ano, “Se olharmos para ele com um instrumento que não tenha muito poder de aumento, ele não aparecerá como três estrelas distintas, mas ele aparecerá como uma estrela alongada na forma de uma azeitona. Mas quando observamos com um instrumento mais potente três globos aparecerão de forma distinta, e será possível ver que eles quase se tocam, a separação entre eles não será maior que uma fina linha negra”.

Galileo observou Saturno de Julho de 1610 até Maio de 1612 e nesse período não viu qualquer diferença na aparência de uma estrela tripla. Mas em Dezembro de 1610, ele fez essa observação: “…Tendo parado de observá-lo por mais de dois meses, e não tendo dúvida sobre a sua mudança,..Eu o descobri solitário sem a assistência das estrelas laterais e em soma perfeitamente circular e claramente definido como Júpiter”.

Em 1611, Galileo observou Saturno mais uma vez. Ele esperava ver o corpo triplo, mas ele escreveu o seguinte “os dois companheiros não são mais dois globos pequenos e perfeitamente redondos como eram vistos antes, mas são agora corpos muito maiores, e não são mais redondos, ele são sim duas meia elipses com dois pequenos triângulos negros no meio e contíguo com o centro do planeta, esse sim, continua sendo observado perfeitamente circular”.

Fonte:

http://solarsystem.nasa.gov/news/whatsup-view.cfm?WUID=510

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.