3C294: O Chandra Descobre o Mais Distante Aglomerado de Galáxias em Raios-X

Essa imagem do Chandra mostra o gás quente gravitacionalmente unido envelopando a galáxia distante conhecida como 3C294. Essa emissão de raio-X é considerada como sendo uma assinatura de um aglomerado de galáxias extremamente massivo – uma das maiores estruturas conhecidas no universo. Os astrônomos acreditam que eles capturaram o aglomerado ao redor da 3C294 na época em que o universo tinha somente 20 por cento da sua idade atual. Esse aglomerado distante pode ter importantes implicações para o entendimento de como o universo se desenvolveu desde uma época muito inicial.

A imagem do Chandra revela uma região em forma de uma ampulheta de raios-X ao redor de uma rádio galáxia anteriormente conhecida (visto como o objeto central azul). A intensidade da emissão de raio-X é mostrada em cores, onde o vermelho indica raios-X de baixa intensidade, verde de intensidade intermediária e azul para as energias mais altas observadas. As vastas nuvens de gás quente ao redor dos aglomerados de galáxias devem ser aquecidas pelo colapso de matéria em direção ao centro do aglomerado. Até o Chandra ter sido apontado para essa fonte, os telescópios não tinham a sensibilidade necessária para identificar essas assinaturas de emissões de raios-X desses distantes aglomerados de galáxias. O Chandra observou o 3C294 por 5.4 horas no dia 29 de Outubro de 2000, usando seu Advanced CCD Imaging Spectrometer.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2001/3c294/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.