fbpx

2020 AV2 – Um Asteroide Que É O Segundo Objeto Natural Mais Próximo do Sol

Um asteroide recém-descoberto que orbita o Sol dentro da órbita de Vênus está quebrando todos os recordes. Além de ser o primeiro asteroide conhecido com esse tipo de órbita, a rocha espacial chamada de 2020 AV2, tem o menor afélio, ou seja, distância do Sol do que qualquer objeto no Sistema Solar, excluindo Mercúrio.

Mais ainda, viajando ao redor do Sol em 151 dias, o 2020 AV2 tem o menor período orbital de qualquer asteroide conhecido, de acordo com o The Virtual Telescope Project, um observatório online que fica na Itália.

A órbita única do 2020 AV2 dá ao asteroide um título especial, ele é um intervenusiano, ou seja, ele nunca sai fora da órbita de Vênus.

Existem cerca de 792 mil asteroides conhecidos orbitando o Sol, de acordo com o Minor Planet Center da União Astronômica Internacional, mas somente, 21 deles, incluindo o 2020 AV2 orbitam o Sol a uma distância mais próxima que a Terra. Essa rochas espaciais são conhecidas como asteroides da família Atira. De todos os asteroides da família Atira, o 2020 AV2 é o único que tem uma órbita intervenusiana.

Os astrônomos aprenderam sobre o 2020 AV2 na última semana, quando o telescópio Samuel Oschin Schmidt de 1.2 metros de diâmetro do Zwicky Transient Facility na Califórnia registrou o asteroide na noite de 4 de Janeiro de 2020. Devido à sua órbita peculiar os astrônomos estão querendo criar uma nova família para o asteroide, a Vatira, uma junção de Vênus com a Atira.

Contudo, esse Vatira tem ainda algum mistério para os astrônomos. O asteroide é muito pequeno de modo que é muito difícil saber o seu tamanho. De acordo com o seu brilho e a sua distância, o indicativo é que ele tenha poucos metros de diâmetro. Além disso, os astrônomos descobriram que ele nunca chega mais perto do que 12 milhões de quilômetros de Mercúrio e 10 milhões de quilômetros de Vênus.

A descoberta desse asteroide intervenusiano pode dar início a muitas outras descobertas desse tipo. Por exemplo, existe atualmente um trabalho dedicado a encontrar os vulcanoides, ou os asteroides que acredita-se possam orbitar o Sol a uma distância menor que a distância do Sol até Mercúrio, mas esses ainda não foram encontrados.

Fonte:

https://www.livescience.com/asteroid-inside-venus-orbit.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .