492615main_kuiperbeltobject

Conheça o novo planeta anão do nosso Sistema Solar

Space Today
12 out 2016

Por Yara Laiz Souza

2014 UZ224 é o novo planeta anão do nosso Sistema Solar anunciado por cientistas de Michigan ontem (11). O planeta anão está além da órbita de Plutão, mede cerca de 530 quilômetros de largura e está localizado a 13,7 bilhões de quilômetros do nosso Sol.

Os cientistas apontam que um dia no planeta anão demora cerca de 1100 anos terrestres. O objeto foi confirmado pelo Minor Planet Center e foi descoberto por acaso enquanto os cientistas faziam pesquisas utilizando a Câmera de Energia Escura (Decam). O Decam foi construído para observar galáxias e seus movimentos e, futuramente, ajudar a elucidar a origem da matéria escura e sua disposição pelo Universo.

O Decam está sendo utilizado no projeto Dark Energy Survey e, durante a sua geração de imagens, descobre alguns objetos ainda não identificados. Pequenas manchas apareciam de forma regular em algumas imagens tiradas ao longo de alguns meses apresentando um comportamento diferente de estrelas e galáxias.

David Gerdes, professor de Astronomia da Universidade de Michigan, ficou interessado e tais manchas e pediu para que seus alunos trabalhassem para investigar e descobrir o que seriam. Um software de computador foi desenvolvido para trabalhar em cima das imagens feitas e sinalizar possíveis objetos em movimento.

Em 2014, a existência deste planeta anão foi ponderada e ele foi confirmado dois anos depois. Algumas de suas características como composição e órbita ainda não são muito claras, mas todos os resultados apontam para a confirmação de sua existência. 2014 UZ224 tornou-se o terceiro objeto mais distante do nosso Sistema Solar.

Gerdes admite que as características de 2014 UZZ224 não condizem para que ele seja classificado como planeta anão uma vez que ele é até menor do que o menor planeta anão do nosso sistema – Ceres. Quem decidirá será a União Astronômica Internacional (a mesma que, polemicamente, rebaixou Plutão para a classificação de anão). Mesmo assim, este novo corpo celeste já ganhou a definição de planeta anão de forma carinhosa por estudantes e astrônomos. É mais um mundo com novas possibilidades e descobertas.

Veja mais:

A Friend For Pluto: Astronomers Find New Dwarf Planet In Our Solar System

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Alexandre Medina

    “Os cientistas apontam que UM DIA no planeta anão demora cerca de 1100 anos terrestres.” Não seria UM ANO no planeta anão ?