Diâmetro: 56 Km;
Profundidade: 1 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 05° 36? 00? N, LON: 46° 30? 00? E.
Período geológico lunar: Copernicano (-1,1 bilhões de anos até aos dias de hoje).
TARUNTIUS é uma cratera de aro circular, de encosta pouco alta, localizada à sudoeste do Mare CRISIUM. TARUNTIUS hospeda em sua borda noroeste a pequena cratera CAMERON (diâmetro: 11 Km profundidade: 1,2 Km). TARUNTIUS é uma cratera jovem, provavelmente com menos de 1 bilhão de anos, que apresenta um sistema de raios brilhantes que se estende num raio de 300 Km.
A superfície circundante de TARUNTIUS apresenta algumas crateras fantasmas inundadas por lava, destacando-se dentre elas, a cratera LAWRENCE (diâmetro: 24 Km).
A face interna da borda de TARUNTIUS não possui estruturas de curvas de nível (terraces), mas seu piso interno apresenta um incomum segundo aro concêntrico, formado por montanhas, porém fortemente desgastado e irregular, possivelmente o resquício da borda de um impacto subsequente. Existem também, alguns canais delgados que seguem concentricamente o segundo aro.
Um pico central de baixa altitude habita seu piso interno, que é rugoso mas relativamente plano. O piso interno de TARUNTIUS possui uma tênue mancha escura, iniciando a noroeste, junto à cratera CAMERON, seguindo até o pico central e depois indo em direção à borda sudoeste. Esta mancha provavelmente foi criada por depósitos de cinzas vulcânicas, que escaparam por pequenos orifícios.
O nome TARUNTIUS é um homenagem a Lucius Tarutius Firmanus (? – 86 aC), que foi um astrólogo, matemático e filósofo romano.
Lacus PERSEVERANTIAE (Lago da Perseverança):
Coordenadas Selenográficas: LAT: 08° 00? 00? N, LON: 62° 00? 00? E
Período lunar geológico: Pré-Imbrico (-4,55 bilhões a -3,85 bilhões de anos atrás).
Pequena região plana e extensa de cor escura (baixo albedo), que inicia na encosta noroeste da cratera FIRMICUS (diâmetro: 56 Km; profundidade: 1,5 Km), se estendendo para oeste, com comprimento total de 70 Km e largura máxima em torno de 15 Km.
Lacus PERSEVERANTIAE é parte de uma formação muito maior, conhecida (extraoficialmente) como o “North Valley”. É um vale longo, estreito, não oficialmente “batizado”, adjacente ao sul do Mare CRISIUM.
O “North Valley” começa próximo à cratera CONDORCET, aparenta ser interrompida pela cratera AUZOUT e, em seguida, passa a noroeste de FIRMICUS e APOLLONIUS.
Foto com apenas 1 frame em 10? de ?março? de ?2012, ??01h14m.
Telescope & Câmera:
SkyWatcher DOB 12″ Collapsible;
Celestron Ultima 2X Barlow;
ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.
Não deixem de visitar o site na internet do Observatório Lunar Vaz Tolentino. No site é possível encontrar inúmeras imagens da Lua, além de outras belas imagens astronômicas além de informações gerais sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br
Fonte: