fbpx

Vídeos Mostram Atividades Na ISS em 29 de Fevereiro de 2011 e A Escolha da Cratera Gale Como Próximo Destino em Marte


O vídeo acima traz as atividades realizadas pela Expedição 29 a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). As atividades de hoje foram voltadas para a pesquisa em experimentos específicos. Além disso a tripulação realizaou tarefas de limpeza da ISS e de recolhimento de lixo que está armazenado na nave de carga Progress 42 que retornará para a Terra em 29 de Outubro de 2011. A tripulação fez também testes de ignição e manobras que estão sendo realizados como preparativos para a chegada da nave PRogres 45. Os motores foram ligados por 2 minutos e 49 segundos aproximadamente. Durante esse período a posição da ISS foi alterada. Esse teste simula o que será feito quando a Progress 45 chegar visando que a acoplagem entre os dois veículos espaciais se dê da melhor maneira possível. Entre os experimentos trabalhados hoje na ISS, um deles foi um experimento bioquímico comercial. No vídeo acima, por volta, de 4 minutos e 20 segundos, pode-se ver um trecho gravado pelo comandante Mike Fossum direto da ISS explicando melhor as atividades e os experimentos realizados na estação. Especificamente os experimentos envolvem a microgravidade. O experimento mostrado pelo comandante da ISS é sobre combustão em microgravidade, sobre fluidos complexo, fluxos multifásicos entre outras coisas.

O outro vídeo mostrado nesse post, também foi disponibilizado pela NASA e mostra um pouco sobre a Cratera Gale em Marte. Essa cratera foi escolhida como destino da sonda Curiosity que deve partir rumo a Marte em uma viagem de oito meses no final de Novembro ou começo de Dezembro de 2011. O vídeo discute os argumentos usados para escolher a Gale como a cratera alvo de investigação dessa nova missão a Marte. Entre esses argumentos está o fato da sonda MRO que orbita o planeta Marte ter identificado na cratera Gale minerais de argila, esses minerais podem preservar um pouco da antiga história de Marte que pode começar a ser revelada com a chegada da sonda Curiosity ao Planeta Vermelho.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .